Marcadores

domingo, 30 de setembro de 2012

13ª Reunião da Comunidade em 22 de setembro de 2012


Na tarde do sábado, dia 22/set/2012, a Comunidade São José de Santa Teresa reuniu-se na Ermida São José da Carmelo Santa Terezinha para nosso encontro de formação e oração.

A oração inicial foi conduzida pela Ana Stela. Meditamos sobre o Evangelho do domingo (Marcos 9, 30-37) e cada membro pode compartilhar seu entendimento e experiência pessoal.
Ana Stela iniciou a formação sobre os capítulos 30 e 31 do livro Fundações, fazendo uma revisão sobre o livro da Vida de Santa Madre, enfatizando o itinerário pessoal da Graça (revisão da primeira fundação). O Livro Caminho de Perfeição foi mostrado como um manual de vida e oração Teresiana. No livro Fundações é uma crônica que relata as aventuras das fundações, como uma resposta coletiva às necessidades encontradas. Nessas fundações, houve um roteiro a ser seguido: Convite; discernimento da oportunidade; procuras das licenças; viagens e chegadas; celebração de Santa Missa e Santo Sacramento; procura de casa definitiva e implantação da clausura. Com a conclusão do estudo do livro Fundações, a próxima reunião tratará sobre o livro Castelo Interior ou Moradas.

Foi resaltada a humildade da santa e o reconhecimento que TODA OBRA É DE DEUS, para o bem das almas e o progresso da igreja.

Durante a recreação, cantamos os “parabéns” para os irmãos aniversariantes do trimestre com muita alegria.

Após a recreação, Ana Stela concluiu a formação e o Luciano deu os informes sobre os próximos eventos, em particular a sua palestra de formação na Capela Santa Teresa de Jesus, localizada no bairro Maracanaú, em Fortaleza, e delegou à Ana Stela a segunda palestra a ser realizada no dia 24.set.2012. Foram também apresentadas informações sobre o Congresso Nacional a ser realizado de 14 a 18 de novembro de 2012. Para o lazer do dia 29.set, programa para o sítio em Pindoretama-CE, foram solicitadas mensagens de Santa Teresinha do Menino Jesus para colaborarmos com a homenagem a ser realizada.

A reunião foi concluída com as Vésperas e a oração a São José (da Comunidade).

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Comunidade São José de Santa Teresa em missão

A Comunidade São José de Santa Teresa foi convidada para dar formações à Comunidade da Capela Santa Tereza D'Ávila, da Paróquia Santíssima Trindade, na Rua das Palmas - Cidade Nova - Maracanaú-CE, que se prepara para os festejos da padroeira Santa Teresa D'Ávila. A formação do dia 18/09 foi ministrada por Luciano Dídimo, com o tema: "Santa Teresa e a fé", onde foi feita uma abordagem sobre a poesia de Santa Teresa: "Nada te perturbe".
No dia 25/09 o tema a ser abordado será: "Santa Teresa e a Missão".

Luciano Dídimo com membros da Comunidade da Capela Santa Tereza D'Ávila

"Nada te perturbe"

 Nada te perturbe,
nada te espante,
tudo passa,
Deus não muda,
a paciência
tudo alcança.
Quem a Deus tem,
nada lhe falta.
Só Deus basta!

(Santa Teresa de Jesus)




domingo, 9 de setembro de 2012

1º Retiro da Comunidade São José de Santa Teresa – de 31/08/12 a 02/09/12

O primeiro retiro da Comunidade aconteceu nas dependências do Recanto do Sagrado Coração de Jesus, sob a coordenação das Irmãs de Caridade Vicentinas, com o tema “O Caminha da Oração Carmelitana”. O retiro contou com a participação de todos os seus membros e do nosso assessor especial Jonas.

O retiro foi conduzido pelo frei Wilson Gomes, OCD, delegado provincial para a OCDS do Norte/Nordeste. Frei Wilson abordou o tema da Oração Carmelitana sob a ótica de Santa Teresa Benedita da Cruz, Edith Stein, através dos seus escritos e análises. Os membros da comunidade foram presenteados, juntamente com o material do retiro, o livro “A Oração da Igreja”, traduzidos dos escritos de santa Teresa Benedita, uma verdadeira benção para nós da OCDS, com enfatizado pelo conselheiro Moises da Cruz.

O retiro teve início com a celebração da santa missa às 18hs da sexta-feira. Após a acomodação dos membros, gerenciada pelo nosso membro especial Jonas, houve o jantar e a abertura do retiro com as palavras do nosso presidente Luciano e do frei Wilson. À abertura, seguiram-se cantos ao Espírito Santo. Em suas palavras iniciais, frei Wilson enfatizou a oração com Edith Stein: Orar e ajudar a orar. Continuou mostrando que cada santo Carmelita tem seu jeito de orar e de ajudar a orar, que é sempre de forma mais interiorizada. Essa oração pode ter tanto um aspecto mais pessoal quanto comunitário, e torna possível o que para nós é impossível. Os nossos santos têm também a função de nos ajudar a orar nos nossos momentos de crise. Resaltou também a importância de São José como patrono da igreja. Após a abertura do retiro, rezamos a liturgia das horas (Completas) e tivemos a oportunidade de adoração a Jesus Eucarístico na Capela.

O sábado teve início com a Santa Missa com Laudes. A programação para o período da manhã foi dividida em quatro segmentos: Palestra, lanche, deserto e partilha. Na palestra, frei Wilson apresentou um texto sobre a oração de Edith Stein, baseado na forma de oração de santa Teresa de Jesus, a caminhada oracional. Entre os importantes pensamentos apresentados, resaltamos dois: No inicio da oração, nos parece que o mais esforço é do homem, mas com a continuidade, a participação de Deus se torna mais evidente; A oração pessoal é transformação interior, na liberdade de permitirmos nossa aproximação de Cristo. Após o momento de partilha, que permitiu a palavra de cada membro, fomos para o Almoço.

No período da tarde, a palestra focou os graus de oração: Vocal, de meditação e de quietude. Independentemente do grau da oração, as graças dadas gratuitamente por Deus, independentemente da vontade do homem, devem se impor não em benefício próprio de quem as recebe, mas devem ser compartilhadas e utilizadas na missão. Ao final da partilha, Moises e Ana Stela fizeram uma bela apresentação Mariana sobre as dores de Nossa Senhora, seguido pelas orações das Vésperas. Após o jantar, houve um momento de lindíssima Adoração a Santa Eucaristia, chamada de “happy hour com Jesus” pelo frei Wilson. Com as palavras iniciais do frei, cada membro deve alguns minutos particulares com o Senhor Jesus e a oportunidade de compartilhar suas orações pessoais e comunitárias. Na Capela, fizemos as orações noturnas e tivemos a oportunidade de continuarmos um pouco mais em adoração antes de nos recolhermos.

Na manha do domingo, iniciamos com as orações das Laudes. Frei Wilson deu continuidade ao tema da oração carmelitana, pois muitos buscam o Carmelo para aprender a rezar. Foram apresentados os dez passos da oração carmelitana, retirados do texto “O Caminho da Oração Carmelitana”, do frei Patrício Sciadini, OCD. Às 11h teve início a santa missa de encerramento e na qual aconteceram as promessas definitivas da nossa Conselheira Ruth. Esse momento foi de muita emoção e alegria para a Ruth e para todos nós, pois foram as primeiras promessas da nossa comunidade.

Agradecemos a todos que trabalharam para tornar possível a realização desse primeiro retiro da Comunidade, às irmãs Vicentinas e aos que prepararam nossas refeições, ao conselho da Comunidade, ao frei Wilson pela disponibilidade de vir pregar esse retiro e à Trindade Santa, por Suas infinitas Graças e proteção à nossa Comunidade.

Algumas fotografias do retiro:

Santa Missa


Tempo para alimetação


Tempo para palestras


Tempo para palestras


Tempo de oração


Tempo de Adoração


Tempo de Adoração


Promessas definitivas da Ruth da Santa Maria


Presença da Comunidade Rainha do Carmelo


Comunidade São José de Santa Teresa e Frei Wilson



segunda-feira, 3 de setembro de 2012

12ª Reunião da Comunidade em 25 de agosto de 2012

Na tarde do sábado, dia 25/08/2012, a Comunidade São José de Santa Teresa reuniu-se para na Ermida São José da Carmelo Santa Terezinha para nosso encontro de formação e oração.

Ana Stela conduziu a oração inicial, na qual meditamos sobre o Evangelho do domingo (João 6, 60-69) e a oração do Espírito Santo. Cada membro pode compartilhar seu entendimento e experiência pessoal.

Moisés da Cruz nos deu a formação sobre os capítulos 27 a 29 do livro Fundações, de Santa Teresa de Jesus. O tema foi abordado de forma bem instrutiva, pois vários fatos históricos e informações sobre a sociedade de então foram apresentados.

Inicialmente, foi feita uma revisão dos capítulos da última formação, como introdução aos capítulos a serem estudados. Nessa revisão do entendimento, foram apresentados os seguintes pontos: O nosso procedimento diário como membros da Comunidade; a necessidade da leitura e do conhecimento da obra de santa Tereza como referência para esse procedimento; a necessidade de viver de forma mais radical (retornando às raízes); o significado de “arder” nos dias atuais; as dificuldades encontradas dentro da igreja, como acontecia nos tempos de santa madre e a observação de que a obra de Deus se submete às condições humanas aqui na Terra.

Os capítulos 27 a 29 tratavam das fundações de Caravacas, Vilanova de Jara e Palência, respectivamente. Mais enfoque foi dedicado à inteligência emocional e ao planejamento estratégico de santa Tereza para realizar as fundações e criar a Província separada dos Carmelitas Descalços. Foram enviados mensageiros a Roma; elaborados, recolhidos e enviados os memorais de cada fundação e a indicação do padre e frei Jerônimo Graciano com provincial, entre outras ações. Após as fundações, nossa santa madre teve a santa humildade de afirmar que estávamos começando. Para nós, fica o dever de procurarmos seguir o seu caminho que nos leva, juntamente com Nossa Senhora do Carmo, a Jesus.

O nosso lanche foi descontraído e finalizamos com a oração das vésperas.

Foi uma tarde simples e agradável. Rezamos, nos formamos e convivemos no verdadeiro espírito carmelitano!

Nosso próximo encontro será no dia 22 de setembro de 2012, quando trataremos dos capítulos 30 e 31.